quinta-feira, 30 de agosto de 2012

REFLEXÃO - ENVELHECER É INEVITÁVEL

                                                
                  Registre-se que 27 de setembro é o Dia Nacional do Idoso.           

                                      AS BEM-AVENTURANÇAS DOS IDOSOS           

Bem-aventurados aqueles que compreendem meus passos vacilantes e minhas mãos trêmulas.
Bem-aventurados aqueles que levam em conta que meus ouvidos têm de se esforçar para captarem o que dizem.
Bem-aventurados os que percebem que meus olhos já estão nublados, e minhas reações, lentas.
Bem-aventurados os que desviam o olhar, simulando não ver o café que, por vezes, entorno sobre a mesa.
Bem-aventurados os que, com afável sorriso, contentam-me, concedendo-me alguns momentos para me falar de coisas sem importância.
Bem-aventurados os que nunca me dizem: ”já me contou isso muitas vezes!”.
Bem-aventurados os que sabem dirigir a conversa e as recordações para as coisas dos tempos passados.
Bem-aventurados os que me fazem sentir que sou amado, e que não estou abandonado.
Bem-aventurados os que compreendem quanto me custou encontrar forças para carregar a minha cruz.
Bem-aventurados “os que me facilitam a passagem para o mundo espiritual com amabilidade e boas maneiras...”

Fonte: Livro Viva Mais  - Vença e Previna a Depressão.


                                                  VIDEO - O QUE É AQUILO? -


       

          Antes de começar a assistir o filme, dê o play e em seguida dê o pause.
          Aguarde alguns minutos para o vídeo carregar um pouco e não travar.
 




terça-feira, 21 de agosto de 2012

ACONTECEU <> FALO DO QUE SEI, DO QUE VI E DO QUE FIZ


  
Esta é uma nova página de postagem. Sua idealização surgiu quando estávamos na casa do confrade Paulo, para um almoço fraterno.
Como bom anfitrião, esteve nos mostrando sua residência. Ao chegarmos a um determinado cômodo, vimos fotos e pôster de algumas personalidades Espíritas e Ecumênicas, dispostos qual coleção de quadros, estátuas, etc.; organizadas sistematicamente.
Dentre essas personalidades, ali estava o Padre Donizetti, ao qual reverencio pelo desprendimento que realizou em sua existência e por ter-me possibilitado, talvez, a primeira manifestação de clarividência da minha vida. Até os dias de hoje, me lembro do episódio com seus detalhes. Comentei o caso e, dos amigos ali presentes, recebi o incentivo para postagem.
Assim, ao acatar a idéia, ocorreu-me, por extensão, a possibilidade de acrescentar e relatar alguns dos casos que comumente me envolve. Exemplificando cada caso, tenho como objetivo dirimir dúvidas que possam estar presentes em outros Aprendizes do Evangelho.
Com certeza, criticas e sugestões advirão para algumas destas postagens. Entretanto, prezado leitor, cumpre-me dizer-te que ao relatar um episódio falarei do que sei, do que vi e do que fiz, segundo os ensinamentos Kardecista e suporte da Equipe Espiritual que nos orienta.

·         CASO PADRE DONIZETTI
O episódio ocorreu na década de 1950, provavelmente no ano de 1954. Eu contava, aproximadamente, com 8 anos.
Naquele tempo não existia a televisão, o rádio era o maior veículo de comunicação que servia a todos.
Padre Donizetti, ou Padre Donizetti Tavares de Lima, foi um padre brasileiro da igreja católica apostólica romana. Foi pároco em Tambau e ficou famoso na década de 1950 por graças, conversões e milagres de curas atribuídas a ele. Teve uma vida devota ao próximo, principalmente o carente tanto do campo material, moral ou espiritual. Conta-se que existem catalogados milhares de milagres alcançados pela sua intercessão. Dedicou inteiramente sua vida a pregar a doutrina de Cristo e a proteger os desamparados pela sociedade.
Sua manifestação religiosa era sistematica e sempre as mesmas horas, com cobertura de emissoras de rádio.
Minha Mãe, fervorosamente, as sintonizava e, sugestivamente como nos dias atuais,  colocava um recepiente com água sobre o rádio, “para  ser benzida,” dizia ela. Certo dia, como costume lá estava pequena garrafa de vidro, que hoje aparentaria mais um “vaso solitário” a espera de uma fluidificação do seu conteúdo. Era um recepiente do xarope de São João (me parece ser este o nome), totalmente cestavada e dava um formato muito bonito naquela embalagem.
Ao final do programa, ao pegar aquela “garrafinha” de sobre o rádio para minha Mãe, um curioso susto: Lá dentro, no meio da água, estava um homem com roupas escuras. Minha Mãe nada via e até certo ponto julgava ser coisa de criança.
Respondia a todas as perguntas que Mamãe fazia, contudo, não podia dizer quem era o homem que lá estava, pois não sabia quem era; ela continuava a nada ver.
O caso não teve maiores repercursões na família, mas desacreditado eu jurava ter visto um homem dentro daquela garrafa; o fato não se repetiu.
Certo dia, não sei como, um daqueles cartões postal estava sobre a mesa  e para minha surpresa e felicidades pude dizer a minha mãe que o homem que estava dentro da “garrafinha” era o mesmo da fotografia.
Impressionada, ela apenas disse: mas esse é o Padre Donizetti!

·               CASO MARIA ANGELA
Maria Angela é associada, já há alguns anos, do nosso clube de livros: Fonte Viva. Regularmente procedemos a entrega do livro do mês, a senhora sua Mãe, Dna. Izaura, em razão dela estar sempre trabalhando ou estudando fora de Catanduva.
Como não poderia deixar de acontecer, sendo fato até natural, cruzamos por algumas vezes com o marido de Izaura, Sr. Jovino. Dentre as vezes que o vimos, notamos que o mesmo sempre nos olhava de soslaio, com certa indiferença.
Segundo Dna. Izaura, Jovino era displicente e teria contraído, por abuso, certa doença que o levou a óbito. Com votos de pesar, colocamo-nos a disposição da viuva.
Para a família a vida continua e a regularidade das nossas visitas não foi alterada.
Há alguns meses, uma ligeira alteração na recepção; Dna. Izaura estava acamada e Carla, irmã de Maria Angela, nos recepcionava dizendo que a mãe havia fraturado a perna e me pedia que lhe aplicasse um passe.
A presença do Irmão Leonardo, médico espiritual que nos acompanha foi determinante ao procedimento e registramos, de imediato, uma sensível melhora.
Ontem, 20 de agosto de 2012, na mesma rotina, fomos atendidos por Carla, uma vez que sua Mãe estava ausente e prestando atendimento domiciliar a uma cliente. Em rápida conversa Carla nos disse da felicidades que se lhe assomava no presente, pois que ao final do ano concluirá o curso de Filosofia.
Estavamos a nos despedir quando notamos que Dna. Izaura estava chegando e buscava estacionar seu veículo em lugar de costume. Cumprimentos e conversas, disse-nos que o incidente da fratura estava resolvido com um pequeno detalhe: ficará uma dor na perna que, apesar de remédios, não cedia.
Prestativo e oportuno, Irmão Leonardo, que estava presente, nos sugeriu um atendimento. Ao fazer esta menção, ela prontamente aquieceu e nos convidou a entrar.
Sem rodeios ou preambulos, apenas uma rápida oração, e lá nos dispunhamos ao Mentor amigo para a sua ação. A aplicação foi bem sucedida e ao pedir que fizesse movimentos maiores, disse-nos da impossibilidade por ter dores no joelho direito. Novo procedimento do Irmão Leonardo e lá estava ela feliz por ter recebido a benção da cura.
Carla que a tudo assistia, nos pede a aplicação de um passe. No exercicio desse mister, notamos que a mesma se dispunha ao estado sonambúlico e a incentivamos ao  ato. Em estado sonambulico, Carla  descrevia o que via em estado de emancipação da alma e confirma a nossa observação de que Jovino estava presente. Estranhei a colocação nominativa, quando esperava que ela dissesse: Meu Pai esta presente.
À nossa indagação, Dna. Izaura nos dá a conhecer o que não sabiamos: Jovino era padastro de Carla e não Pai, pois era seu segundo marido e Carla era fruto do primeiro casamento.
Vislumbramos Jovino abraçando efusivamente Carla e esta correspondendo ao ato; a afinidade era maior que um simples afeto paternal: era o verdadeiro amor que estava sufocado em ambos.
Eu que acompanhava os fatos, sem que Dna Izaura tivesse noção do por que, dei um “gostoso” sorrizo: Jovino me dissera que não teria gostado de mim em vida, mas que se enganara e a prova se realizava ali com um ato de generosidade.
Supresa pela minha pergunta, Dona Izaura confirmou: realmente ele não gostava de Voce!
Ao final, Jovino nos agradecendo seguiu com a equipe espiritual que nos dá o suporte, enquanto que as nossas irmãs, emotivas, davam vasão a lágrimas emocionais.
Obs. - Para preservar a identidade das pessoas envolvidas, os nomes foram trocados.

domingo, 19 de agosto de 2012

PONTO DE VISTA - CASAMENTO ESPÍRITA

   CASAMENTO DE SAMUEL E PRISCILA

   Sob nosso ponto de vista, o fato de a doutrina espírita não registrar os rituais de casamento não impede que os noivos comemorem sua união.
   Algumas vezes fui convidado a participar de recepções simples e nelas fazer um pronunciamento religioso. Hoje, 19 de agosto de 2012, Samuel e Priscila, espíritas praticantes, receberam alguns amigos e parentes para manifestarem seus sentimentos e contentamento pelo enlace matrimonial.
   Novamente, por convite deles, coube-nos a honra e às vezes pertinentes à religiosidade.
   Deste evento, por incentivo dos confrades presentes, faço a postagem da pauta que pronunciamos, como segue:

  Caríssimos Irmãos. Perante o Oficial de Registro Civil, Samuel e Priscila já concordaram mutuamente em aceitarem-se na prosperidade e adversidade da vida. Essa concordância representa a mais solene e comprometedora obrigação que os seres humanos podem assumir com a Providência Divina.
  Em matéria religiosa, a essência mais profunda é sempre a mesma       em quaisquer cultos, seja nas Igrejas Católicas, nos Templos Protestantes, ou nos Centros Espíritas. Quando o cristão pronuncia as sagradas palavras “Pai Nosso”, está reconhecendo não somente a paternidade de Deus, mas aceitando também por sua família a Humanidade Inteira.
A prece é cabível em todas as circunstâncias e recomendada por todos os Espíritos. Jesus, segundo o Evangelista Marcos, deixa muito claro seus benefícios, na citação do capítulo XI, Versículo 24: “tudo o que pedirdes na oração, crede que o obtereis, e ser-vos-á dado”.
Se a Doutrina dos Espíritos recomendam a oração em quaisquer circunstâncias; se Jesus assegura seus benefícios, pedir a Deus pela felicidade do casal, é, sem dúvida, oportunidade de exaltação para todos nós. Antes, porém, falar sobre o casamento e sua missão, do ponto de vista Espírita, nos parece identificado ao momento.
O casamento faz parte da vida, é a mais íntima relação humana que existe. Tem mesmo precedência sobre a relação entre pai e filho. E isto é um fato reconhecido desde que à instituição foi divinamente estabelecida, pois é neste sentido que as escrituras ordenam: “Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne” (Gênesis 2:24).
Quando Cristo esteve na Terra, em seus ensinos incluiu muitas referências ao lar e ao casamento, e, além disso, sancionou a ordenança pela cordial participação, como hóspede, nas bodas de Caná, operando lá seu primeiro milagre. Paulo de Tarso, o discípulo por excelência, também falou do casamento aos Efésios (Efésios 5:22-25).
O espiritismo, na sua generalidade, afirma que o matrimônio é laboratório de reajustamentos emocionais e oficina de reparação moral, através dos quais Espíritos comprometidos se unem para elevados cometimentos no ministério familiar. 
Afirma também: Que a família consangüínea é uma reunião de almas em processos de evolução, reajuste, aperfeiçoamento ou santificação. Que o homem e a mulher, abraçando o matrimônio por escola de amor e trabalho, honrando o vínculo dos compromissos que assumem perante a Harmonia Universal, nele se transformam em médiuns da própria vida, responsabilizando-se pela materialização, a longo prazo, dos amigos e dos adversários de ontem, convertidos no santuário doméstico em filhos e irmãos. Que a paternidade e a maternidade, dignamente vividas no mundo, constituem sacerdócio dos mais altos para o Espírito reencarnado na Terra, pois, através delas, a regeneração e o progresso se efetuam com segurança e clareza. Afirma ainda, que além do lar, será difícil identificar uma região onde a mediunidade seja mais espontânea e mais pura, de vez que, na posição de pai e de mãe, o homem e a mulher, realmente credores desses títulos, aprendem a buscar a sublimação de si mesmos na renúncia em favor das almas que, por intermédio deles, se manifestam na condição de filhos.
Ao Samuel e Priscila, lembramos de que as mais eloqüentes e exatas testemunhas de um homem, perante o Pai Supremo, são as suas próprias obras. Centralizem-se, pois, nos esforços de vos ajudar na vida comum, seguindo com a vossa cruz ao encontro da ressurreição divina. Nas surpresas constrangedoras da marcha, recordem que, antes de tudo, importa orar sempre, trabalhando, servindo, aprendendo e amando. Nunca desfalecer e manter a confortadora certeza de que toda tempestade é seguida pela atmosfera tranqüila e de que não existe noite sem alvorecer.
De nossa parte, em consciência com Paulo de Tarso (II Coríntios 5:20), permitindo-nos Deus que desempenhemos o encargo religioso e tornemo-nos embaixador do Cristo, pedimos ao Samuel e Priscila consumarem esta união, colocando as alianças. “Que Deus esteja convosco; que ele vos una e derrame sobre vós a sua benção.” (Tob 7:15 ).
Dilatando nossos sentimentos e expandindo os laços de amor que nos unem aos familiares que nos precederam na jornada além-túmulo, convido a todos a orar pela felicidade de Priscila e do Samuel.
“Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja vosso nome; venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.” (Mateus 6, 9-13).

Samuel e Priscila, no momento em que vocês assumem o compromisso de serem felizes juntos, só podemos desejar a Vocês que tal felicidade se realize plenamente, e que o passar dos anos só venham a confirmar e reforçar o amor que vos une. Que a paz e a prosperidade reinem! Que a paciência, a tolerância e a solidariedade sejam os ingredientes básicos do vosso dia a dia, e que o exemplo deste vosso convívio seja a melhor tradução para alegria, felicidade e amor. Recebam os nossos votos mais sinceros e Que esta união seja eterna, “não separando, pois, o homem o que Deus uniu.” (Marcos – 10:9)

Centro Espírita Amor e Fraternidade

domingo, 12 de agosto de 2012

VIDEO - AS TRES FACES DE EVA


Antes de começar a assistir o filme, dê o play e em seguida dê o pause. Aguarde alguns minutos para o vídeo carregar um pouco e não travar.

 
   Frequentemente, casos de dupla personalidade ou bipolaridade tem sido registrada pela medicina da mente. O vídeo em questão foge desta conceituação por envolver três inteligências: Jane, Eva White e Eva Black; consequentemente, um caso de personalidade múltipla.
   O relato, conquanto não o necessite, merece nossa credibilidade e nos sugere uma profunda análise como aprendizado, mormente por ter se nos apresentado uma situação do mesmo gênero.  Uma jovem, com idade em torno de vinte anos, inconscientemente, há mais ou menos um ano, praticou um aborto ao tomar a “pílula do dia seguinte”.  Da fecundação resultaria o nascimento de um casal de gêmeos que, após o abortamento permaneceram em processo Simbiotico ou Condomínio Espiritual com aquela que deveria dar-lhes a vida.
   Oportunamente estaremos postando casos que, diagnosticados nestes preceitos por profissionais da saúde mental – Psicólogos, Psiquiatras... -, recuperaram a sanidade mental por tratamentos espirituais.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

FILME - COMUNICAÇÃO COM OS ESPÍRITOS

Antes de começar a assistir o filme, dê o play e em seguida dê o pause. Aguarde alguns minutos para o vídeo carregar um pouco e não travar.

domingo, 5 de agosto de 2012

FILME - AS MÃES DE CHICO XAVIER > COMPLETO


Antes de começar a assistir o filme, dê o play e em seguida dê o pause. Aguarde alguns minutos para o vídeo carregar um pouco e não travar.

FILME - NOSSO LAR > COMPLETO


Antes de começar a assistir o filme, dê o play e em seguida dê o pause. Aguarde alguns minutos para o vídeo carregar um pouco e não travar.

VIDEO - CHICO XAVIER > PARTE 1/4


Antes de começar a assistir o filme, dê o play e em seguida dê o pause. Aguarde alguns minutos para o vídeo carregar um pouco e não travar.

VIDEO - CHICO XAVIER > PARTE 2/4



Antes de começar a assistir o filme, dê o play e em seguida dê o pause. Aguarde alguns minutos para o vídeo carregar um pouco e não travar.

VIDEO - CHICO XAVIER > PARTE 3/4



Antes de começar a assistir o filme, dê o play e em seguida dê o pause. Aguarde alguns minutos para o vídeo carregar um pouco e não travar.

VIDEO - CHICO XAVIER > PARTE 4/4


Antes de começar a assistir o filme, dê o play e em seguida dê o pause. Aguarde alguns minutos para o vídeo carregar um pouco e não travar.