terça-feira, 9 de outubro de 2012

TEORIA - CHAKRAS

 

 Centros de comunicação entre o corpo espiritual e o físico. Tem forma de flor que abre e fecha, dando a impressão de que gira,  de onde se origina o nome de chacra. Apresenta-se como um círculo de mais ou menos 5 centímetros de diâmetro, quase  sem brilho; porém, no homem espiritual, é quase sempre um vórtice luminoso e refulgente.
A função dos chakras é a de realizar e manter as transferências das energias vindas dos diversos reinos da natureza, desde as energias cósmicas até as ambientais, contribuindo para a integração do espírito com os seus veículos de manifestação: o perispírito e corpo físico.
Todos os chakras irradiam, basicamente, três cores, refletindo energias eletromagnéticas ou do plano astral, constituindo essas cores o vermelho, o amarelo e o azul. A combinação delas é responsável pela variação de matizes e tons secundários, o que se pode observar. Assim é que não existem dois chacras absolutamente iguais, pois que a sua estrutura e coloração resultam do próprio  equilíbrio comportamental do indivíduo. A partir das variações cromáticas, peculiares a cada chakra, conforme a atividade ou o desenvolvimento do espírito, determinam-se as mudanças de tons e luminosidade, que variam ao infinito.  
No caso do espírito encarnado, pode ocorrer muita mudança numa única encarnação, dependendo do seu estado de "saude" íntima, modificando, assim, a coloração dos vórtices de energia. O aprofundamento desse tema demandaria largas considerações, que somente uma obra específica poderia conter. Daí a superficialidade com que o abordamos.
Embora a quantidade de chakras seja muito grande, quando se trata dos mesmos nos diversos tratados espiritualistas, fala-se apenas em sete, que são considerados os mais importantes na estrutura astralina.
Ao entrelaçamento de muitas ramificações de nervos e gânglios (aparelho linfáticos ) chamamos de plexo. Em nosso corpo físico os principais plexos  localizam-se nas seguintes regiões: a) Alto da Cabeça: Plexo Coronário - b) Fronte: Plexo Frontal - c) Garganta: Plexo Laríngeo - d) Coração: Plexo Cardíaco - e) Estômago: Plexo Solar - f) Região do Baço: Plexo Mesentério - g) Baixo Ventre: Plexo Hipogástrico – h) Base da Espinha: Plexo Sacral. Correspondente a cada plexo no físico encontramos centros de força ou chacras, tanto no duplo etérico quanto no perispírito, com a diferença que os centros de força do duplo etérico possuem a mesma duração ou existência do próprio duplo, enquanto os centros de força perispirituais permanecem com ele em evolução através dos milênios. Para melhor compreensão do assunto, damos um mapa dessa colocação, respectiva nomenclatura e algumas funções de tais chacras: 


Plexos
Localização
Chakras

Sacral
Base da Espinha
Básico
Hipogástrico
Baixo Ventre
Genésico
Mesentérico
Região do Baço
Esplênico
Solar
Estômago
Gástrico
Cardíaco
Região do Coração
Cardíaco
Laríngeo
Garganta
Laringelo
Frontal
Fronte
Frontal
Coronário
Alto da Cabeça
Coronário

Segundo as funções que exercem, eis as finalidades dos centros de força:
·  BÁSICO - As forças que transitam por esse órgão se transformam, no cérebro, em energia intelectual. Estimula desejos, age sobre o sexo. Capta e distribui a força primária e serve para reativação dos demais centros. - Cores básicas: roxo e laranja forte.
·  GENÉSICO  Regula as atividades ligadas ao sexo, recebendo influência direta do Básico. Está situado no baixo ventre, aproximadamente uns quatro dedos abaixo do umbigo. (Região Pélvica)
É o responsável pela metabolização do magnetismo primário de que se utiliza para o desenvolvimento da energia primária. Desaconselhável o despertamento prematuro deste centro básico de energia. Nos intercâmbios mediunicos obsessivos, espíritos infelizes são ligados a este chacra em processo mecânico, bastando para isso à intenção de aproximar-se do médium ou a sua atuação sobre a vítima, causando, no caso de algumas obsessões, intensa atividade no centro genésico, desequilibrando a função sexual.
 Quando o espírito reencarna, advindo de um passado espiritual onde abusou de forma mais intensa das leis básicas da vida e mesmo quando nos planos adjacentes à Crosta Planetária, o fluido mórbido que adquiriu por seus vícios e desregramentos, renasce com esse chacra ou os demais, classificados de inferiores, com sérias disfunções, caso em que a terapia magnética e a radical reformulação moral do indivíduo, muito ajudarão em seu reajustamento. 
·  ESPLÊNICO Localizado junto ao baço. Está relacionado à produção do plasma sangüíneo, ao equilíbrio vital e a distribuição destas mesmas energias vitais pelo corpo. Absorve a vitalidade solar, transformando estas energias em magnetismo, tanto para o duplo etérico como para o corpo espiritual e físico. Sendo este chacra o armazenador e processador de fluidos vitais necessários ao organismo, é o chacra mais visado por entidades vampirizadoras, que através dele, sugam as energias da vitima, diminuindo a resistência. 

·  GÁSTRICO Situa-se ligeiramente acima do umbigo. Trabalha nas funções que a parapsicologia denomina de extrasensorial, razão pela qual as sensações chamadas de angustia, pressentimentos e outras manifestações, refletem nele, de uma forma emocional.  Trabalha e distribui os fluidos aos demais centros  de força, da mesma forma que o sistema digestivo  processa os alimentos e distribui seus elementos a todas as partes do corpo. Os espíritos que se manifestam através da ligação com este chacra, geralmente são os que se encontram com sentimentos de ódio, vinganças ou ainda com um profundo sofrimento, uma vez que esse chacra responde pelas emoções. É também ai que se devem convergir os esforços para o tratamento de pessoas nervosas, irritáveis ou que facilmente choram. Quando realizado por pessoa experiente, poderá retornar o equilíbrio emotivo do paciente, principalmente nos casos de depressão, tristeza ou melancolia. 
·  CARDÍACO  -  Situado sobre o coração físico, controla o ritmo do mesmo, podendo equilibrar os sentimentos da criatura. Os espíritos responsáveis pelos médiuns, seus mentores, costumam ligar-se a eles através deste importante chacra de energia. É importante, igualmente, nas reuniões de ectoplasmia e muito útil para a materialização de medicamentos. É imensamente utilizado quando em tratamento de entidades endurecidas para a irradiação de fluidos amorosos, que são direcionados a partir do centro cardíaco dos médiuns em direção à mesma região, no espírito renitente. 
·  LARÍNGEO Encontra-se localizado mais ou menos na parte etérica correspondente à tireóide, controlando certas glândulas do corpo físico e atuando diretamente no mecanismo da voz. Importante centro psicofônico, principalmente da psicofonia inconsciente ou sonambúlica, quando o espírito comunicante consegue transmitir a sua própria tonalidade de voz, sotaques ou mesmo sua linguagem própria, quando nos fenômenos mediúnicos.  Regula as atividades ligadas ao uso da palavra; influi sobre a audição mediúnica. - Cores básicas: prata e azul.
·   FRONTAL -  Regula as atividades inteligentes; influi no desenvolvimento da vidência; tem ligações com a hipófise. - Cores básicas: roxo, amarelo e azul. Dinamiza as atividades do espírito através dos "sentidos". Sabedoria, ciência, arte e vários pendores do senso estético da alma são "exteriorizados" através dele, que trabalha diretamente ligado ao psiquismo e às manifestações intelectivas da alma. As manifestações de clarividências e de outras possibilidades da vida íntima da alma, através da mediunidade intelectiva, são profundamente relacionadas a esse chacra. Está situado entre os nossos dois olhos, e um pouco acima dos mesmos, recebendo por isso o nome de Terceira Visão ou Olho de Shiva; pode-se apreciá-lo nas imagens orientais, em forma de olho, ou de proeminência. As mulheres orientais usam, ainda hoje, uma tatuagem, uma pedra ou simplesmente um disco como uma lantejoula aderida à pele.
Exercícios para ativar esse chacra podem levar a um aumento na faixa visual, facultando ao Espírito a percepção de imagens do microcosmo, cenas gravadas no éter, ocorrências captadas psicometricamente, acontecimentos à distância e outros eventos relacionados com esta faculdade.
·  CORONÁRIO -  Órgão de ligação com o mundo espiritual; serve ao Espírito para influir sobre os demais centros de força; influi no desenvolvimento mediúnico por sua ligação com a epífise. A reativação dá continuidade de consciência no sono e nos desdobramentos. - Cores básicas: branco e dourado. Auxilia no desabrochar da mediunidade latente, em particular no desdobramento, onde seu bom desempenho faculta excursões pelo mundo espiritual em excelente nível de consciência.
Está situado no centro superior da cabeça, no lugar onde a criança recém nascida tem o que se denomina "moleira". Embora, com algumas de formações pelos anos, a tonsura dos padres e as cabeças raspadas dos frades que deixam somente cabelos ao redor da cabeças e raspam a parte de cima são simbolismos e somatizações desse centro, assim como o rabicho dos dervixes e a cabeça raspada dos monges budistas.
É o mais importante chacra energético, destinado a receber e processar as influências sublimadas dos planos imortais, promovendo a iluminação da consciência. É responsável pelos demais chacras e se constitui em base de atuações do psiquismo espiritual através dos corpos que se manifestam nas diversas dimensões da vida. Importantíssimo nas transcomunicações realizadas entre os dois planos da vida, pois esse chacra está intimamente ligado à glândula pineal, centro de energias divinas na intimidade do homem.

 

Um comentário:

Heitor Pedro Della Matta disse...

Adorei este resumo sobre os pontos de força, estudo bastante sobre os Chackras.