domingo, 10 de novembro de 2013

PAUTA DE ESTUDOS: CLARIVIDÊNCIA / CLARIAUDIÊNCIA





          Entrada em Jerusalém
"Ide ao povoado ali na frente. Logo na entrada encontrareis um jumentinho amarrado, no qual  ninguém nunca montou. Desamarrai-o e trazei-o aqui."  – XXR>Lc. 19:30


Nota: Vemos nesta passagem um ato de Emancipação da Alma, caso de Segunda Vista. Maiores considerações o prezado leitor irá encontrar no Livro dos Espíritos, capitulo VIII e em obras que tenham maiores elucidações sobre Desdobramentos, Sonambulismo, Clarividência e ou similares.




Médiuns
·               Há diferentes gêneros de mediunidade; contudo, importa reconhecer que cada Espírito vive em determinado degrau de crescimento mental e, por isso, as equações do esforço mediúnico diferem de individuo para indivíduo, tanto quanto as interpretações da vida se modificam de alma para alma. As faculdades medianímica podem ser idênticas em pessoas diversas, entretanto, cada pessoa tem a sua maneira particular de empregá-las. Um modelo, em muitas ocasiões, é o mesmo para uma assembléia de pintores, todavia, cada artista fixá-lo-á na tela a seu modo. Uma lâmpada exibirá claridade lirial ou seja, que tem a brancura do lírio, em jacto contínuo, mas, se essa claridade for filtrada por focos múltiplos, decerto estará submetida à cor e ao potencial de cada um desses filtros, embora continue sendo sempre a mesma lâmpada a fulgurar, a resplandecer em seu campo de ação. Mediunidade é sintonia e filtragem. – XEX 107 / 115

Médiuns Intuitivos:
·               Médiuns intuitivos são aqueles que captam os pensamentos dos espíritos. Como os outros médiuns, os intuitivos também servem aos espíritos para suas comunicações. Prestam-se muito para a direção das sessões espíritas e para a doutrinação dos espíritos sofredores, porque instantaneamente sabem quais os pontos a tocar para o esclarecimento deles.
Entretanto, dado a facilidade com que chegam a perceber os pensamentos dos espíritos, as pessoas dotadas da mediunidade intuitiva precisam ser calmas e muito ponderadas. Calmas, para não agirem precipitadamente, ao sabor de qualquer idéia que lhes aflore ao cérebro. Ponderadas, para analisarem muito bem as intuições que recebem.
A leitura assídua do Evangelho é o mais seguro meio de análise das intuições e constitui a melhor defesa contra as intuições malévolas. As intuições que estiverem em desacordo com as lições evangélicas devem ser repelidas. E o médium, cultivando o estudo constante do Evangelho, abre sua faculdade receptiva para as intuições superiores. – XVR 19 / 19

·               A transmissão do pensamento tem lugar também por intermédio do Espírito do médium, ou melhor, de sua própria alma, já que designamos sob esse nome o Espírito encarnado. O Espírito estranho, nesse caso, não age sobre a mão para fazê-lo escrever; ele não a segura, não a guia. Não age sobre a alma com a qual se identifica. A alma, sob este impulso dirige a mão e a mão dirige o lápis; é que o Espírito estranho não se substitui pela alma, porque ele não a pode afastar: ele a domina sem que ela o saiba, e imprime-lhe sua vontade. Nesta circunstância, o papel da alma não é absolutamente passivo; é ela que recebe o pensamento do Espírito estranho e que o transmite. Nesta situação, o médium tem consciência do que escreve, conquanto não seja seu próprio pensamento; ele é o que chamamos de médium intuitivo.

Se é assim, dirão, nada prova que seja antes um Espírito estranho que escreve do que o do médium.  A distinção é, com efeito, algumas vezes bastante difícil de se fazer, mas pode acontecer que isso pouco importe. Todavia podemos reconhecer o pensamento sugerido em que ele jamais é preconcebido; ele nasce a medida que é escrito, e frequentemente ele é contrário à idéia que se tinha formulado anteriormente; ele pode mesmo estar fora dos conhecimentos e da capacidade do médium.XXE 162 it 180

Clarividência – Clariaudiência 
·               A clarividência e a clariaudiência não está localizada nos olhos e nos ouvidos da criatura reencarnada. Os olhos e os ouvidos materiais estão para a vidência e para a audição como os óculos estão para os olhos e o ampliador de sons para os ouvidos – simples aparelhos de complementação. Toda percepção é mental. – XEX 107 / 115

Livro dos Espíritos: 
·               Podem os Espíritos se comunicar, se o corpo está completamente desperto?
         – O Espírito não está encerrado no corpo como numa caixa: ele irradia por todos os lados. Por isso, ele pode se comunicar com outros Espíritos mesmo no estado de vigília, ainda que o faça mais dificilmente. - LE- 420


·               Assim como somos cegos acima ou abaixo de certos padrões visuais e surdos acima ou abaixo de nossas limitações auditivas, também somos cegos e surdos a fenômenos que ocorrem em planos ou dimensões diferentes do nosso, a não ser que sejamos dotados de faculdades especiais para detectá-los. Tais faculdades, porém, não está implantado nos nossos sentidos habituais, como já observamos, e sim, nos centros nervosos que as comandam, pois já vimos que os sensitivos dotados de vidência "vêem" de olhos abertos ou fechados, indiferentemente da mesma forma que os dotados de faculdades audientes (não apenas auditiva), "ouvem" vozes e sons que não vibram no meio ambiente usual da mesma forma como ouvimos o grito de uma criança ou o latido de um cão que nos chega da rua. Propusemos para esses dois tipos de percepção os nomes de visão diencefálica e de audição coclear.  – XCO 10 / 11

Diferentes modalidades de transmissão
·               Há espíritos que preferem ditar as comunicações e o médium vai anotando o que ouve, como um estenógrafo ou uma espécie de taquigrafia. Alguns articulam claramente as palavras enquanto falam, como qualquer pessoa comum que ali estivesse a dizer alguma coisa. Outros não: aproximam-se do médium, colocam a mão sobre a sua cabeça e como que transfundem na mente dele o pensamento puro. Ainda, outros espíritos parecem também falar, mas não se percebe nenhum tipo de articulação das palavras, ou melhor, os lábios deles não se movem. E, no entanto, o médium tem nítida convicção de ouvi-los normalmente e é até capaz de distinguir tons familiares de vos ou modismos de cada espírito, uma vez habituados a eles.  Estamos, pois, diante da audição coclear, ou seja, os espíritos manifestantes movimentam energias específicas junto à cóclea, no ouvido interno, sem nenhuma interferência com a instrumentação auditiva externa que serve para captar sons e  encaminhá-los ao centros nervosos específicos.
Pode ocorrer também, em tais casos, que o médium veja as imagens enquanto os espíritos lhe falam, ou seja, combina-se a visão diencefálica com a audição coclear. -  XCO 41 / 49

Diferentes modalidades de captação de som 
·               O médium nota certa diferença na qualidade do som quanto captado normalmente pelo ouvido externo ou quando levado diretamente à percepção mental. No captado pelo ouvido externo, a característica e equivalente ao de voz ou escrita diretas, dado que parece a captação pelo sistema usual de audição, enquanto o levado diretamente a percepção mental, o efeito sonoro é, ainda que diferente, de uma fonte geradora externa.  Assim, o médium pode ouvir de três maneiras diversas: 1) como se alguém estivesse ali, ao seu lado; 2) ainda aparentemente externo, mas com uma sutil diferença na qualidade do som; 3) o som parece ocorrer "dentro" da sua cabeça, como se não houvesse fonte geradora externa. XXO 284 / 286

Fonte: - A Mediunidade Sem Lágrimas – Bíblia Sagrada – Diversidade dos Carismas – Nos Domínios da Mediunidade –  O Livro dos Espíritos O Livro dos Médiuns–



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