Entrada em
Jerusalém
"Ide
ao povoado ali na frente. Logo na entrada encontrareis um jumentinho amarrado,
no qual ninguém nunca montou.
Desamarrai-o e trazei-o aqui." – XXR>Lc. 19:30
Nota: Vemos nesta passagem um ato de
Emancipação da Alma, caso de Segunda Vista. Maiores considerações o prezado leitor irá encontrar no Livro dos Espíritos, capitulo VIII e em obras que
tenham maiores elucidações sobre Desdobramentos, Sonambulismo, Clarividência e
ou similares.
Médiuns
·
Há diferentes gêneros de mediunidade; contudo,
importa reconhecer que cada Espírito vive em determinado degrau de crescimento
mental e, por isso, as equações do esforço mediúnico diferem de individuo para
indivíduo, tanto quanto as interpretações da vida se modificam de alma para
alma. As faculdades medianímica podem ser idênticas em pessoas diversas,
entretanto, cada pessoa tem a sua maneira particular de empregá-las. Um modelo,
em muitas ocasiões, é o mesmo para uma assembléia de pintores, todavia, cada
artista fixá-lo-á na tela a seu modo. Uma lâmpada exibirá claridade lirial ou seja,
que tem a brancura do
lírio, em jacto contínuo, mas, se essa claridade for filtrada por focos
múltiplos, decerto estará submetida à cor e ao potencial de cada um desses
filtros, embora continue sendo sempre a mesma lâmpada a fulgurar, a
resplandecer em seu campo de ação. Mediunidade é sintonia e filtragem. – XEX 107
/ 115
Médiuns Intuitivos:
·
Médiuns intuitivos são aqueles que captam os pensamentos dos
espíritos. Como os outros médiuns, os intuitivos também servem aos espíritos
para suas comunicações. Prestam-se muito para a direção das sessões espíritas e
para a doutrinação dos espíritos sofredores, porque instantaneamente sabem quais
os pontos a tocar para o esclarecimento deles.
Entretanto, dado a facilidade com que chegam a perceber os
pensamentos dos espíritos, as pessoas dotadas da mediunidade intuitiva precisam
ser calmas e muito ponderadas. Calmas, para não agirem precipitadamente, ao
sabor de qualquer idéia que lhes aflore ao cérebro. Ponderadas, para analisarem
muito bem as intuições que recebem.
A leitura assídua do Evangelho é o mais seguro meio de
análise das intuições e constitui a melhor defesa contra as intuições malévolas.
As intuições que estiverem em desacordo com as lições evangélicas devem ser
repelidas. E o médium, cultivando o estudo constante do Evangelho, abre sua
faculdade receptiva para as intuições superiores. – XVR 19 / 19
·
A transmissão do pensamento tem lugar também por intermédio
do Espírito do médium, ou melhor, de sua própria alma, já que designamos sob
esse nome o Espírito encarnado. O Espírito estranho, nesse caso, não age sobre
a mão para fazê-lo escrever; ele não a segura, não a guia. Não age sobre a alma
com a qual se identifica. A alma, sob este impulso dirige a mão e a mão dirige
o lápis; é que o Espírito estranho não se substitui pela alma, porque ele não a
pode afastar: ele a domina sem que ela o saiba, e imprime-lhe sua vontade.
Nesta circunstância, o papel da alma não é absolutamente passivo; é ela que
recebe o pensamento do Espírito estranho e que o transmite. Nesta situação, o
médium tem consciência do que escreve, conquanto não seja seu próprio
pensamento; ele é o que chamamos de médium intuitivo.
Se é assim, dirão, nada prova que seja antes um Espírito
estranho que escreve do que o do médium.
A distinção é, com efeito, algumas vezes bastante difícil de se fazer,
mas pode acontecer que isso pouco importe. Todavia podemos reconhecer o pensamento
sugerido em que ele jamais é preconcebido; ele nasce a medida que é escrito, e
frequentemente ele é contrário à idéia que se tinha formulado anteriormente;
ele pode mesmo estar fora dos conhecimentos e da capacidade do médium. – XXE 162 it 180
Clarividência – Clariaudiência
·
A clarividência e a clariaudiência não está localizada nos
olhos e nos ouvidos da criatura reencarnada. Os olhos e os ouvidos materiais
estão para a vidência e para a audição como os óculos estão para os olhos e o
ampliador de sons para os ouvidos – simples aparelhos de complementação. Toda
percepção é mental. – XEX 107 / 115
Livro dos Espíritos:
·
Podem os Espíritos se comunicar, se o corpo está
completamente desperto?
– O Espírito não está
encerrado no corpo como numa caixa: ele irradia por todos os lados. Por isso,
ele pode se comunicar com outros Espíritos mesmo no estado de vigília, ainda
que o faça mais dificilmente. - LE- 420
·
Assim como somos cegos acima ou abaixo de certos padrões
visuais e surdos acima ou abaixo de nossas limitações auditivas, também somos
cegos e surdos a fenômenos que ocorrem em planos ou dimensões diferentes do
nosso, a não ser que sejamos dotados de faculdades especiais para detectá-los.
Tais faculdades, porém, não está implantado nos nossos sentidos habituais, como
já observamos, e sim, nos centros nervosos que as comandam, pois já vimos que
os sensitivos dotados de vidência "vêem" de olhos abertos ou
fechados, indiferentemente da mesma forma que os dotados de faculdades audientes
(não apenas auditiva), "ouvem" vozes e sons que não vibram no meio
ambiente usual da mesma forma como ouvimos o grito de uma criança ou o latido
de um cão que nos chega da rua. Propusemos para esses dois tipos de percepção
os nomes de visão diencefálica e de audição coclear.
– XCO 10 / 11
Diferentes
modalidades de transmissão
·
Há espíritos que preferem ditar as comunicações e o médium
vai anotando o que ouve, como um estenógrafo ou uma espécie de taquigrafia.
Alguns articulam claramente as palavras enquanto falam, como qualquer pessoa
comum que ali estivesse a dizer alguma coisa. Outros não: aproximam-se do
médium, colocam a mão sobre a sua cabeça e como que transfundem na mente dele o
pensamento puro. Ainda, outros espíritos parecem também falar, mas não se
percebe nenhum tipo de articulação das palavras, ou melhor, os lábios deles não
se movem. E, no entanto, o médium tem nítida convicção de ouvi-los normalmente
e é até capaz de distinguir tons familiares de vos ou modismos de cada
espírito, uma vez habituados a eles.
Estamos, pois, diante da audição coclear, ou seja, os espíritos
manifestantes movimentam energias específicas junto à cóclea, no ouvido
interno, sem nenhuma interferência com a instrumentação auditiva externa que
serve para captar sons e encaminhá-los
ao centros nervosos específicos.
Pode ocorrer também, em tais casos, que o
médium veja as imagens enquanto os espíritos lhe falam, ou seja, combina-se a
visão diencefálica com a audição coclear. - XCO 41 / 49
Diferentes
modalidades de captação de som
·
O médium nota certa diferença na qualidade do som quanto
captado normalmente pelo ouvido externo ou quando levado diretamente à
percepção mental. No captado pelo ouvido externo, a característica e
equivalente ao de voz ou escrita diretas, dado que parece a captação pelo
sistema usual de audição, enquanto o levado diretamente a percepção mental, o
efeito sonoro é, ainda que diferente, de uma fonte geradora externa. Assim, o médium pode ouvir de três maneiras
diversas: 1) como se alguém estivesse ali, ao seu lado; 2) ainda aparentemente
externo, mas com uma sutil diferença na qualidade do som; 3) o som parece
ocorrer "dentro" da sua cabeça, como se não houvesse fonte geradora
externa. – XXO 284 /
286
Fonte: - A Mediunidade Sem Lágrimas – Bíblia Sagrada –
Diversidade dos Carismas – Nos Domínios da Mediunidade – O Livro dos Espíritos O Livro dos Médiuns–
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