quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PSICOGRAFIA - MÃOS A OBRA








UM DIA AO ACASO


"Que vos empenheis em viver tranqüilos,
ocupando-vos dos vossos próprios negócios e trabalhando
com as próprias mãos, como vos ordenamos." – I Ts.4:11


      Um dia ao acaso, certo mercador estava a mostrar seu comércio quando um indigente o inquiriu: quanto preciso eu ter  para que me disponhas de algumas horas do teu tempo?
      - Ora! Não me atormentes com insinuações levianas, porquanto vedes a minha ocupação.
     - Repito Senhor: pois, do pouco que tenho não posso comprar o que vendes, mas adquirir o conhecimento do que fazes pode fazer com que eu saia da mendicância em que me arrolei um dia.
   O mercador, sabiamente, avaliou a grande veracidade daquela criatura e logo se estabeleceu a condição: a mim servirás por algum tempo e quando eu já houver te ensinado o que aspiras poderás gerenciar tuas próprias atividades.
    Intencionalmente, o mercador passa em revista a perspicácia do aprendiz e ensina-lhe todos os passos. Ao tempo percorrido, sugere ao aprendiz a estabelecer o seu próprio empenho.
     - Como? Pergunta o neófito ao mercador, já no empenho de negócios.
  - Estas preparado para ganhar com teu suor o pão de cada dia, mas, caso ainda penses estar despreparado, volta à vida de indigência e no amargo das provações sofras e aprendas com a natureza.
    Bem, esta é uma pequena metáfora do que ocorre nos ensinamentos apostolados. As criaturas sentem-se sempre necessitadas e acomodam-se ao conhecimento dos seus regentes, quando a eles deveriam auxiliar na expansão da geografia iluminativa.

Ditado pelo Espírito José de Anchieta.
Médium – A. C. Ribeiro

Nenhum comentário: