domingo, 6 de outubro de 2013

TEORIA - PARTE 2 - O PERISPÍRITO E SUAS DIVERSIDADES




O PERISPÍRITO 

E

 SUAS DIVERSIDADES


< PARTE 2 >


Encarnação dos Espíritos

·               O Espírito, por sua essência espiritual, é um ser indefinido, abstrato, que não pode ter uma atuação direta sobre a matéria. Precisava de um intermediário. Este intermediário é o invólucro fluídico que é de algum modo parte integrante do Espírito, invólucro semimaterial, isto é, assemelha-se a matéria pela origem e à espiritualidade pela sua natureza etérea. Como toda matéria é tirada do fluído cósmico universal, que nesta circunstância sofre uma modificação especial. Este invólucro, designado pelo nome de perispírito, de um ser abstrato faz do Espírito um ser concreto, definido, capaz de ser atingido pelo pensamento; torna-o apto a atuar sobre a matéria tangível, do mesmo modo que todos os fluidos imponderáveis, os quais, como se sabe, são os mais possantes motores.
O perispírito é, pois, o traço de união entre o Espírito e a matéria. Durante sua união com o corpo é o veículo de seu pensamento para transmitir movimento às diferentes partes do organismo que agem sob o impulso de sua vontade e para repercutir no Espírito as sensações produzidas pelos agentes exteriores. Tem por fios condutores os nervos, como no telégrafo o fluido elétrico tem por condutor o fio metálico. XET 207

Propriedades

·         Por sua natureza e em seu estado normal, o perispírito é indivisível para nós, mas pode sofrer modificações que o tornem perceptível à visão, seja por uma espécie de condensação, seja por uma mudança na disposição molecular: é então que nos aparece sob forma vaporosa. A condensação pode ser tal que o perispírito adquire as propriedades de um corpo sólido e tangível; mas ele pode, instantaneamente, retornar seu estado etéreo e invisível. Podemos entender esse efeito pelo do vapor, que pode passar da invisibilidade ao estado brumoso ou de cerração/nevoa, depois liquido, depois sólido, e vice-versa. Esses diferentes estados do perispírito são os produtos da vontade do Espírito, e não de uma causa física exterior. CXV 322

·         Uma outra propriedade da substância do Perispírito é a da penetrabilidade. Nenhuma matéria lhe faz obstáculo: atravessa todas, como a luz atravessa os corpos transparentes.
O perispírito, separado do corpo, afeta uma forma determinada e limitada, e essa forma normal é a do corpo humano, mas não é constante; o Espírito pode dar-lhe, à sua vontade, as aparências mais variadas e até a de um animal ou de uma chama. De resto, isto se concebe muito facilmente. CXV 322

Absorvente

·         O perispírito tem um poder absorvente, segundo podemos observar no seguinte relato de um espírito ao visitar o umbral: A respiração tornou-se-me ofegante e pelos meus pulmões a dentro penetravam fluidos pegajosos, que pesavam em minha indumentária perispiritual, fazendo-a tão opressiva, como se estivesse vestido de um traje de aço. Senti-me quase que completamente exaurido das forças magnéticas costumeiras, como se invisível vampiro houvesse sugado toda a vitalidade do meu perispírito. Fazendo menção de caminhar, tive a sensação de me mover no meio de lama viscosa. Só mais tarde pude avaliar o poder absorvente do perispírito nessas regiões, onde precisamos estar alerta e ter imperiosa vontade não só para regular-lhe o metabolismo em relação ao magnetismo do meio, como também adapta-lo inteligentemente à defesa do plano asfixiante.  
Se esboçasse qualquer reação no sentido de concentrar energias mais vigorosas ou dissolver o magnetismo exterior tão opressivo, se tornaria visível e terminaria perdendo o aprendizado socorrista.
Um encarnado, submetido a essa condição tão opressiva teria a sensação de haver caído num pântano nauseante e depois ser obrigado a suportar por algum tempo um escafandro de lodo repugnante em todo do corpo, sujando-se continuamente as narinas, os lábios e sendo oprimido aos seus movimentos. XTV 179

Alcoolismo

·         Doença de desencarnado também pode ser real, caso seja um processo que não foi passado a limpo. É o caso de um dependente alcoólico, que desencarna no auge da bebedeira. Seu alcoolismo foi levado inteiro para o lado de lá. Em vida, ele não esteve cuidando da sobriedade, ao contrário, deu larga ao hábito de beber. E morreu nesta situação. Do lado de lá estará sofrendo uma sede alcoólica cem vezes mais aguda cem vezes mais insuportável, devido à sensibilidade de seu perispírito.
Como o espírito desencarnado não consegue tocar diretamente a matéria do mundo físico, com certeza não pode beber diretamente na garrafa, razão pela qual o ponto de apoio para ele e exatamente o corpo perispiritual: para o alcoólatra desencarnado, ver alguém bebendo é pura tentação. Espíritos assim são considerados verdadeiros vampiros e, de forma singular, vampirizam bebedores encarnados. O viciado do além suga os vapores do álcool diretamente no corpo perispiritual do bebedor, já que ali fica acumulada a parte etérea da bebida que, ao ser sugada tem um tempero especial, tem a mistura da energia vital do encarnado, que muito satisfaz ao prazer de um morto. XHL 182

Aspecto Científico:

·         Quando um espírito necessita passar por uma regressão de memória, o que ele geralmente rejeita, todo o seu passado vem à tona sugado por força irresistível, desnudando-lhe as entranhas, revelando fatos que ele tudo faz pára esquecer e fugir. Em tais ocasiões ele pode reviver seus crimes como se os estivesse praticando naquele momento. É uma volta ao local e às ações do passado. Esse tipo de regressão profunda, esse mergulho nos séculos, é bastante comum no cotidiano das reuniões de desobsessão, entendendo-se que o comunicante foi magnetizado, recebeu a ordem hipnótica de regredir e a atendeu voltando ao ponto traumático de sua vida. Mas casos há em que o comunicante apenas vê cenas de sua vida no condensador ectoplasmico (espécie de tela fluídica à semelhança de um espelho) Tais imagens, passadas ou presentes, são projetadas sem a concordância do Espírito, que em livre consciência evitaria. Poderiam os técnicos em leitura perispiritual recolher tais imagens, que mesmo camufladas são apanhadas e expostas?
Não seria o vampiro citado por André Luiz, em sua obra "Nosso Lar" um caso assim? Lá o autor se compadece de uma mulher sofrida que pede abrigo, ocasião em que alguém de visão espiritual mais apurada detecta 58 pontos negros no perispírito da pedinte, os quais correspondiam a 58 abortos que ela praticara como profissional da medicina. Como a mulher trazia o crucial problema gravado a fogo em sua mente, nada mais natural que "essa preocupação" se refletisse em seu perispírito, podendo ser transportado para uma tela mediante a atuação de um técnico.XEH 127

·         A camada de fluidos espirituais que envolvem a Terra pode ser comparada às camadas inferiores da atmosfera, mais pesadas, mais compactas, menos puras que as camadas superiores. Estes fluidos não são homogêneos. Constituem um misto de moléculas de diversos tipos, entre as quais se encontram imprescindivelmente as moléculas elementares que formam a sua base, porém mais ou menos alteradas. Os efeitos produzidos por estes fluidos estarão na razão da soma das partes puras que contêm. É o que se dá – por comparação – com o álcool retificado e o álcool misturado, em diferentes proporções, com água ou outras substâncias: o seu peso específico aumenta com a mistura, ao mesmo tempo em que a sua concentração e a sua inflamabilidade diminuem, embora haja álcool puro no todo.
Os Espíritos chamados a viver naquele meio, dele extraem o seu perispírito; mas conforme o Espírito seja mais ou menos purificado, seu perispírito se formará das partes mais puras ou das mais grosseiras do fluido próprio do mundo no qual ele se encarna. O Espírito produzirá ali – sempre por comparação, e não por assimilação – o efeito do reativo químico que atrai as moléculas assimiláveis segundo a sua natureza.
Daí resulta o fato capital, que a constituição intima do perispírito não é idêntica em todos os Espíritos encarnados ou desencarnados, que povoam a Terra ou o Espaço circunjacente. Já não se dá o mesmo com o corpo carnal que, como foi demonstrado, é formado dos mesmos elementos, seja qual for à superioridade ou a inferioridade do Espírito. Por isso, nem todos, os efeitos produzidos pelo corpo são os mesmos, as necessidades são semelhantes, ao passo que diferem em tudo quanto é inerente ao perispírito.
Resulta também que o envoltório perispiritual do mesmo Espírito se modifica com o progresso moral deste, em cada encarnação, ainda que se encarne no mesmo meio; que os Espíritos superiores, encarnando-se, excepcionalmente, em missão, num mundo inferior, têm um perispírito menos grosseiro que o dos naturais desse mundo. - - XET269

Aspectos Gerais

·         O estudo das propriedades do perispírito, dos fluídos espirituais e dos atributos fisiológicos da alma abre novos horizontes à ciência e dá a chave de uma porção de fenômenos até agora incompreendidos, por falta de conhecimento da lei que os rege. Fenômenos negados pelo materialismo, porque se ligam à espiritualidade, qualificados por outros como milagres ou sortilégios, conforme as crenças – tais são, entre outros, os fenômenos da dupla visão, da visão à distância, do sonambulismo natural e artificial, efeitos psíquicos da catalepsia e da letargia, da presciência, dos pressentimentos, das aparições, das transfigurações, da transmissão do pensamento, da fascinação, das curas instantâneas, das obsessões, das possessões, etc. Demonstrando que esses fenômenos repousam sobre leis tão naturais quanto os fenômenos elétricos, e as condições normais em que os mesmos se podem produzir, o Espiritismo destruiu o império do maravilhoso e do sobrenatural e, em conseqüência, a fonte da maior parte das superstições. Faz-se acreditar na possibilidade de certas coisas, que alguns consideram quiméricas, impede se acredite em muitas outras cuja impossibilidade e cuja irracionalidade bem demonstra. XHO 95 it 40

·         Elaborado desde milhões de anos, nos laboratórios da natureza, o perispírito herdou o automatismo permanente que o mantém atuante, transmitindo ao Espírito as impressões dos sentidos e comunicando ao corpo as vontades deste. Graças a este automatismo perispiritual, o homem não precisa programar-se ou pensar para respirar, dormir, promover os fenômenos digestivos, excretar, fazer circular o sangue e os hormônios e um sem número de funções que lhe passam despercebido.
O corpo perispiritual é portador de todas as matrizes dos órgãos carnais, bem como participante nas funções que o corpo físico elabora. Estudar o corpo humano é estudar o perispírito e vice versa, lógico que não desvinculando tal estudo da atuação mental, como fator de harmonização ou desagregação molecular dos mesmos.
O corpo físico obedece ao automatismo perispirítico até mesmo quando o perispírito se afasta. Aquele formado célula a célula em invasão perispiritual, entranha-se neste, unindo-se molécula a molécula, resultando de tal intimidade completo intercâmbio, adaptação e aprendizagem perfeita, tal como se o físico recebesse como herança perispíritica os automatismos que lhe são peculiares.
Por isso, nos desdobramentos, onde o complexo Espírito-perispírito se afasta do corpo ficando a ele ligado por um laço fluídico, suas funções permanecem sem prejuízo da economia celular.  O mesmo ocorre no coma, onde às vezes, por milhares de dias, Espírito e perispírito podem estar distante, mas não desligados completamente com o físico animado a espera da volta de ambos. XEH 110

·         Alimentado pelo fluído vital o corpo permanece com suas funções celulares, mesmo com a saída do Espírito, qual motor que fica ligado sem o operador estar presente. O combustível faz a máquina movimentar-se. Uma locomotiva em movimento não pára bruscamente. Ás vezes, mesmo sem a presença do Espírito, já liberto de suas amarras carnais, o corpo ainda apresenta sinais de vida, fruto do seu automatismo e de sobras fluídicas, mas a morte já cumpriu sua missão. XEH 111

·         Quando o perispírito é submetido a uma ação mental evoluída, alimenta-se de refinado magnetismo, o que não ocorre quando a ação mental que o orienta, é deseducada. Nesse caso, ele passa a canalizar para si energias de baixo teor vibratório, tornando o seu magnetismo adensado, aumentando-lhe o peso específico. Quando isso ocorre, ele torna-se mais "grosseiro", à semelhança do corpo somático, sendo atraído para as regiões compatíveis ao seu estado, passando estas a lhe servirem de moradia. XEH 111

·         Segundo as obras de Allan Kardec, traduzindo os ensinamentos dos Espíritos, o termo perispírito se aplica somente aos humanos. XEH 39
Ao entendê-lo como envoltório ou veículo do espírito, não deixando, porém, de caracterizá-lo como "corpo fluídico". O termo fluídico pode ser aproximadamente entendido em linguagem contemporânea como energético de vez que se dizia então, fluido elétrico, fluido nervoso, fluido universal, fluido vital, etc.


Obras Consultadas: A Gênese – Revista Espírita – A Vida Além da Sepultura – As Faces Visível e Oculta do Alcoolismo – O Perispírito e Suas Modelações – Preces do Evangelho – Caracteres da Revelação Espírita - 

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