domingo, 15 de abril de 2012

PSICOGRAFIA - A VIDA É UMA VIAGEM

A VIDA É UMA VIAGEM

A vida é uma efemeridade notória e considerável. Bruscamente podemos assemelhá-la a uma viagem pelo leito ferroviário em um comboio que não conhece retorno, apenas impulsiona-se para frente.
Devemos considerar cada alteração de nossa vida como consideramos os transtornos ou prazeres em cada estação.
Se nos ativermos a analisar a paisagem ao derredor de cada parada teremos a expectativa para nova marcha. Se, porém, nos desvencilharmos das maravilhas da natureza, teremos, certamente, dissabores e desenganos a pesar-nos sobremaneira em nosso ser, acabrunhando-nos e afligindo-nos ao prosseguimento da jornada.
Se nos prendermos a pequena velocidade, se assim a considerarmos, veremos que pelo compasso em seus eixos, a locomotiva nos conduz com segurança incalculada pelos tortuosos trilhos lineares e dispostos em terrenos argilosos ou áridos.
A cada estação nova sensação e esperanças, é o que dissemos; esperanças essas que nos trará paz e prosperidade para o decorrer da viagem. Mas, se nos fixarmos em desvencilhar o horizonte veremos que podemos, em retrospecto ao trecho percorrido, programar seguramente o empreendimento para a próxima parada. Porém, se em cada parada buscarmos um abrigo aos dissabores havidos, certos poderemos estar de que em cada parada nos refugiaremos e quiçá não levaremos em bom termo o decurso da empresa.
Que não nos falte à paz, tranqüilidade e amor ao próximo nesta viagem, porquanto grande é a velocidade que poderemos empreender em nosso comboio, porém maior será a probabilidade de descarrilarmos em curto percurso.
Que tenhamos a desmedida e cândida ternura ao acionarmos as frágeis alavancas do mecanismo porque, se formos estouvados ao seu acionamento, poderemos insensatamente nos conduzir ao descarrilamento e seu retorno ao leito nos conduzirá a grandes esforços e dores.
Sejamos otimistas, contudo, porque se nos tornar-nos imprevidentes em incalculadas medidas nos mediocraremos ao ensejo de fracassarmos na jornada e certamente estaremos parados o mais que necessário em cada estação a ponto de chegarmos pesadamente e descompassados ao ponto final.

Ditado pelo Espírito Frei Francisco


Nenhum comentário: